top of page

Mercado - Liberté, Egalité, Fraternité

  • Foto do escritor: DANIEL BENTHIEN
    DANIEL BENTHIEN
  • 23 de mar. de 2018
  • 2 min de leitura

"Se as pessoas sábias e virtuosas tudo abandonasse e concedesse tranquilamente, por amor à paz, àqueles que lhes quisessem fazer violência, ai de nós! Que espécie de paz haveria no mundo! Que espécie de paz seria esta, que consistiria exclusivamente na violência e na rapina, e que só conviria manter para proveito dos ladrões e dos que se comprazem a oprimir! Essa paz, que existiria entre os grandes e pequenos, entre os poderosos e os fracos, seria semelhante à que se pretenderia entre lobos e cordeiros, quando estes tranquilamente se deixassem despedaçar e devorar por aqueles."

Este trecho foi retirado da obra - "As grandes obras políticas: de Maquiavel aos nossos dias" - citando um pensamento de John Locke, grande filósofo do século XVIII ( Século do Iluminismo ) período fundador da Era Moderna e que atribuiu à Revolução Francesa grande munição política e social refletindo diretamente nosso estilo de vida atual, como veremos na evolução filosófica e nas correntes da Teoria Geral da Administração (foco dos próximos artigos filosóficos).

Este período conhecido pelo estudo das ciências e da razão criou um movimento político e social voltado ao respeito à vida humana e a liberdade de expressão, igualdade perante a lei e a propriedade privada. Com esse ponto de vista, os burgueses não temiam a vida pós morte e assemelharam a vida cristã à vida capitalista.

Começando assim nossa revolução no estilo de vida e dando um real significado histórico a postura do jovem empreendedor pós-contemporâneo ( Séc. XXI ). John Locke ( uso da razão ) juntamente com o legado de Voltaire ( liberdade de expressão ), Montesquieu ( liberalismo político e superação do absolutismo ) e Jean-Jacques Rosseau ( crítica à propriedade privada e revolução popular ) tivemos a doutrina que para época deveria deixar a economia ser regida pelas leis naturais e sem interferências dos governos - "Laissez faire, laissez passer..." ou "Deixe fazer, deixa passar..." - como lema exaltando a liberdade econômica.

Neste momento, surge ADAM SMITH com A Riqueza das Nações expondo que o trabalho é a fonte da riqueza de um país e deve ser livre e sem interferência estatal (governo), deixando a livre concorrência guiar o mercado.

Concluindo até este momento, a revolução mercadológica aconteceu de forma natural e progressiva gerando pontos, ferramentas e conhecimento importante para você analisar quem é a sua empresa, qual o posicionamento dela no mercado, quem são seus concorrentes e para quem quer vender. Lembre-se - Não adianta ter uma boa ideia, tem que ter um bom plano de ação - Sendo assim, continuaremos nossa conversa expondo o mundo da Administração com sua história, a evolução da política empresarial, o mercado atual e os novos caminhos a serem seguidos para a valorização do colaborador gerando melhor rendimento financeiro.




Comments


bottom of page