COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL e resolução de conflitos
- DANIEL BENTHIEN
- 30 de set. de 2018
- 3 min de leitura
" É investigar o impacto que os indivíduos, grupos e estrutura corporativa tem sobre o fluxo de processos dentro da organização."
Microorganizacional: preocupar-se com o comportamento do indivíduo.
Mesoorganizacional: buscar entender o comportamento em grupos de trabalho, negociação e conflitos.
Macroorganizacional: desenvolver uma visão holística sobre a corporação, observando sua cultura, valores e o uso da tecnologia.
Partindo do princípio que as organizações devem agir de forma ética e com responsabilidade social, sua relação interna deve incentivar a diversidade na força de trabalho, eliminar as desigualdades e conflitos . Os gestores devem sempre buscar mais informações antes de tomar as decisões, não acreditando apenas no "acaso" ou "sorte", com o objetivo final de otimizar as características individuais, incentivando a criatividade e a inovação dentro da equipe e trazendo novas perspectivas para resolução dos problemas.
O automonitoramento deve ser constante, ajustando a capacidade do gestor de modular seu comportamento aos fatores externos situacionais, auxiliando sua tomada de decisão. Em contrapartida, temos o maquiavélico, que usa essa capacidade de modulação emocional para justificar que os fins justificam os meios com a finalidade de interesse próprio.
Estudar o comportamento da organização ajuda a superar as mudanças constantes de mercado e os novos problemas apresentados. Atualização dos conhecimentos e habilidades mais refinadas ajudam a superar as novas exigências do mercado. Problemas como o absenteísmo, rotatividade e falta de proatividade são apontados como características negativas para eficiência e eficácia do resultado final. Sendo assim, desenvolvimentos das habilidades técnicas (métodos e equipamentos), habilidades humanas (relação inter e intrapessoal) e habilidades conceituais (trabalhar com conceitos e idéias) auxiliam na otimização do processo.
Considerando o comportamento individual, quatro aspectos devem ser desenvolvidos. Sendo o primeiro: o SABER (conhecimento), resultado do aprender continuamente. O segundo é a HABILIDADE - aplicar o conhecimento na execução. A ATITUDE de fazer acontecer. Apresenta-se então o "CHA" com JULGAMENTO (quarto aspecto), ter o espirito crítico e ponderar com equilíbrio as situações.
Existem três teorias que explicam o condicionamento comportamental do indivíduo. A Teoria Clássica: o individuo é condicionado a uma ação (aprende uma resposta) associando um estímulo ao resultado desejado - um cachorro sendo adestrado (PAVLOV). O Condicionamento Operante: resposta escolhidas intencionalmente (Lei do Efeito de Thorndike) e a Aprendizagem Social, sendo a terceira teoria, não necessariamente aprendendo por estímulo e recompensa mas apenas pela observação e contato indireto. Desta forma, dentro da empresa é necessário um reforço positivo ou negativo para a mudança de cultura organizacional havendo um maior ou menor efeito , com rapidez e permanência de resultados variados. Remuneração por unidade produzida, bônus, remuneração por habilidade, plano de participação nos lucros, participação por melhorias e participação acionária da empresa são algumas formas de estimular seus colaboradores.
4 CATEGORIAS DE INFLUÊNCIAS NOS RESULTADOS DA EMPRESA:
1ª - DESEMPENHO DE TAREFAS - indivíduo entende a importância no papel exercido no serviço ou produto.
2ª - CIDADANIA ORGANIZACIONAL - exercem a função e vão além do dever formal - PRÓ-ATIVIDADE.
3ª - ASSIDUIDADE NO TRABALHO - nível de satisfação da função e nível de absentismo.
4ª - PRESENTEÍSMO - mesmo incapaz, doente ou problemas pessoais o colaborador comparece ao trabalho.
Dentro com comportamento MESOORGANIZACIONAL tem se algumas técnicas para resolução dos conflitos. ABSTENÇÃO = afasta se do conflito instantaneamente para "esfriar" a cabeça; ACOMODAÇÃO = interesses do grupo acima dos pessoais; IMPOSIÇÃO = funciona bem quando é necessário rapidez de resolução; ACORDO ou CONCILIAÇÃO = mediação dos valores das partes com interesse parcial atendido; COLABORAÇÃO = todas as partes envolvidas satisfazem suas necessidades em comum acordo.
SIGA OS PASSOS PARA RESOLVER OS PROBLEMAS:
- Defina o problema
- Identifique os critérios para a decisão
- Atribua os pesos para os critérios
- Desenvolva alternativas
- Avalie
- Escolha a melhor opção
Importante: Observe alguns fatores para ter mais assertividade nas decisões e gestão do comportamento organizacional.
No observador: atitudes, motivação, interesses e expectativas. Na situação: momento, ambiente. Fatores a serem observados no alvo: novidade, movimento, sons e cenário.
O julgamento é algo a ser pensado e cuidando para não apresentar o comportamento de Percepção seletiva (observando apenas o que lhe convêm); Efeito de Halo (julgar apenas por uma característica); Efeito contraste (comparar comportamento entre duas ou mais pessoas); Estereotipagem (julgar pelo grupo em que a pessoa esta inserida) e Projeção (atribuir aos julgado características próprias).
Lembre se! - "Não procure os culpados, procure soluções!"
- Respeito
- Saiba ouvir e falar
- Seja construtivo em sua crítica
- Ganha-Ganha
- Evite preconceitos
- Calma
- Reconheça o Erro
O administrador deve desenvolver uma visão sistêmica e holística da organização, ser flexível e agir com rapidez, atentar se a diversidade cultural, ser ético e agir com responsabilidade social, focalizar na satisfação dos clientes e investir em treinamentos e desenvolvimento contínuo no capital humano (intangível) da sua equipe.
Komentáre