Políticas Econômicas
- DANIEL BENTHIEN
- 20 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de jun. de 2020
O Banco Central é um agente importante no processo governamental de desenvolvimento da Política Monetária, tendo como um dos pilares o controle da inflação. Usando a possibilidade de expandir a economia: reduzir o nível das reservas bancárias; comprar títulos públicos e reduzir a taxa de juros, ou, restringindo a economia elevando as reservas bancárias, vendendo títulos públicos e elevando a taxa de juros.
Política Fiscal - utilizada pelo Congresso Nacional - ferramenta para os gastos ou arrecadações aprovados para o governo, havendo três importantes conceitos atrelados. Resultado primário (déficit/superávit de gastos); Resultado Nominal (resultado primário + encargos dos juros da dívida nos 3 níveis) e o ultimo conceito é a dívida líquida do setor público (apenas o que devem).
COPOM (Comitê de Política Monetária) é responsável pelo ajuste das taxas de juros, observando liquidez do mercado, risco do tomador de pagar e impostos e despesas para desenvolver a política monetária.
JUROS = a diferença que se espera receber pelo empréstimo de dinheiro.
Política Cambial é conjunto de ações e orientações ao dispor do Estado, destinadas a equilibrar o funcionamento da economia tendo o cambio flutuante (sistema cambial em que as operações de compra e venda de moedas funcionam sem controle sistemático do governo). O valor das moedas estrangeiras flutua de acordo com a oferta e a demanda no mercado e o BACEN interfere apenas quando existe risco prejudicial ao país, utilizando se da expansão ou contração na reserva cambial (necessário para pagar dívidas externas e serve como colchão de proteção financeira em dólar), vendendo ou comprando dólar alterando o valor da moeda.
O Valor final de alguns produtos internos podem variam de acordo com componentes importados (comprados em dólar) e alteram diretamente na inflação ou projeção de inflação, por exemplo.
Comments