Registro Legal
- DANIEL BENTHIEN
- 31 de mar. de 2018
- 3 min de leitura
Neste post vamos falar sobre os primeiros passos e documentos necessários para registrar e dar vida a sua empresa. Desenvolvimento do Contrato Social de uma empresa e ter um registro na prefeitura, estado, Receita Federal e Previdência Social.
Na Junta Comercial ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica irá ser feito o "nascimento" legal da sua empresa sendo apresentado uma série de documentos e formulários que variam de acordo com as especificações estaduais (informações sobre documentos necessários serão especificados na Junta Comercial da sua região). O Contrato Social constará o objetivo da sua futura empresa, interesses das partes (sócios) e a descrição societária e como integralizar o valor e quais as cotas entre os proprietários - lembrando que um advogado precisará dar o visto para oficializar o contrato, dependendo do tamanho da empresa, conforme Estatuto da Micro e Pequena Empresa.
Ainda é necessário ver se NOME pretendido já existe, preenchendo um formulário próprio com três opções de nomes, podendo ser feito pela internet de acordo com a sua região.
CONTRATO SOCIAL OU REQUERIMENTO DE EMPRESÁRIO INDIVIDUAL OU ESTATUTO, em 3 VIAS.
Cópia autenticada do RG e CPF dos sócios
Requerimento Padrão (Capa da Junta Comercial), em 1 via
FCN (Ficha de Cadastro Nacional) - modelo 1 e 2, em 1 via
Pagamento das taxas - DARF
Ao final desse processo, você irá receber o NIRE - Número de Identificação do Registro de Empresa - contendo o número do ato constitutivo.
HORA do CNPJ
Com o NIRE em mãos, você acessará o site da Receita Federal e irá baixar o programa específico para o registro do CNPJ. Com os documentos reunidos, enviar via Sedex ou pessoalmente na Secretaria da Receita Federal. Aguardando a resposta via internet.
Escolha o RAMO que a empresa atuará - lembrando que este ramo irá tributar os impostos e quem irá fiscalizar.
ALVARÁ de FUNCIONAMENTO
Agora você já tem o Cadastro da sua empresa precisa pedir a prefeitura da sua cidade para liberar o funcionamento, concedido pelo alvará de funcionamento - licença que permite você atuar oficialmente no município.
Formulário próprio da prefeitura
Consulta prévia de endereço aprovada
Cópia do CNPJ
Cópia do contrato social
Laudo dos órgãos de vistoria, se necessário.
INSCRIÇÃO ESTADUAL
Vamos registrar a nível estadual sua empresa, junto à Secretaria Estadual da Fazenda - Alguns estados já dão opção da Inscrição Estadual junto ao registro do CNPJ (informe se na hora do registro da Receita Federal) - por meio de um único cadastro.
DUC - Documento Único de Cadastro, 3 vias
DCC - Documento Complementar de Cadastro, 1 via
Comprovante de endereços dos sócios, original ou autenticada
Cópia autenticada do documento que lhe dá o direito de uso do imóvel, como por exemplo, contrato de locação ou escritura do imóvel
Número do Cadastro fiscal do contador
Comprovante do contribuinte do ISS, para prestadores de serviços
Certidão simplificada da Junta - para empresas com mais de 3 meses
Cópia do ato constitutivo - feito na Junta Comercial na primeira etapa
Cópia do CNPJ
Cópia do Alvará de Funcionamento
RG e CPF dos sócios
CADASTRO NA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Este cadastro é obrigatório mesmo que não existam outros funcionários além dos sócios. Para o registro é necessário comparecer à Agencia da Previdência.
FISCAL
Quase tudo pronto! Agora só é necessário solicitar a autorização para impressão de suas notas fiscais e autenticar os livros fiscais, na prefeitura de sua cidade e confirmar na Secretaria de Estado da Fazenda (neste último caso, se sua empresa atuar com atividades de Indústrias e comércio).
LEMBRE-SE: TENHA CERTEZA QUE TODOS OS PASSOS ESTÃO CORRETOS E AUTORIZADOS!
PARA FACILITAR SEU ACESSO, ENTRE NO LINK A BAIXO E ACESSE O SITE "EMPRESA FÁCIL"
http://www.empresafacil.pr.gov.br/

Comments