Sistema Nacional financeiro
- DANIEL BENTHIEN
- 19 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Uma estrutura envolvendo diversos players, órgãos e agentes reguladores.
Tudo começou com a prática do escambo, utilizando produtos diversos, como sal e gado. Mas, claro, que nem todo mundo gostaria de se tornar proprietários de cabeças de gado ou ter no seu quintal uma tonelada de sal grosso. Surgindo assim a necessidade de trocar por algo mais prático, pequeno e valioso, que tivesse valor em todo mundo e principalmente , com valor padrão (Padrão-Ouro).
Padrão aceito pela sociedade do século VII a.C.; adaptado como "papel-moeda" registrada pelos depósitos feitos pelos ourives em seus timbrados.
De acordo com o site da ANBIMA, para melhor definição "Mercado Financeiro Nacional" é um sistema formado por instituições normativas, fiscalizadoras e utilizando de mediadores, oferecem serviços e produtos aos seus usuários, CPF ou CNPJ.
Órgãos Reguladores e Fiscalizadores são extremamente importantes e respeitados dentro do mundo financeiro, divididos em NORMATIVOS (Conselho Monetário Nacional; Conselho Nacional de Seguros Privados; Conselho de Gestão da Previdência Complementar) - ELES MANDAM!. ENTIDADES SUPERVISORAS (Banco Central #BC; Comissão de Valores Mobiliários #CVM; Superintendência de Seguros Privados #SUSEP e Superintendência Nacional de Previdência Complementar #PREVIC ) são os que FISCALIZAM! E dividimos então em Intermediários Financeiros (Bancos comerciais) e Instituições Auxiliares (Instituições de Investimento), por exemplo, Instituições Financeiras Comerciais #bancoscomerciais; Agentes e Administradores de Recursos de Terceiros #FII; Bolsa de Valores e de Mercados Futuros #BMF& #Bovespa ; Entidades Abertas e Fechadas de Previdência #Fundosdepensão ; Sociedades de Capitalização, Seguradoras e Resseguradoras) - São os agentes responsáveis pelas operações!
Esta definição é absolutamente superficial. Para um conhecimento aprofundado acesse o site do BCB.gov.br (Banco Central do Brasil) ou Anbima.com.br.
Organograma completo: Gov.br - Min. da Economia - Composição - Organograma
Comments